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Como criar um logotipo para a sua marca?

Como criar um logotipo para a sua marca? Essa pergunta é feita por muitos empreendedores que estão começando em seu empreendimento. Com o tempo, eles percebem que para uma marca se tornar visualmente forte no mercado é preciso muito mais que apenas um logotipo. Mas já que estamos falando de logotipo, então vamos lá.
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O que é um logotipo?

É nada mais, nada menos, que a assinatura visual da sua marca. Todos nós precisamos de um nome quando nascemos, correto? É com esse nome que ficaremos conhecidos por toda vida, podemos destruir ou desenvolver o nosso nome, tornando-o conhecido.

Com a sua empresa é a mesma coisa, a parte boa é que você pode tomar a decisão de escolher um profissional qualificado para conseguir transparecer a filosofia e o objetivo do seu negócio através de um conceito visual.

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O que compõe um logotipo?

Um logotipo é composto por partes dinstintas, tudo vai depender de diversos fatores, como:

1- A técnica e eficiência do designer;

2-O conceito da marca em questão;

3-Objetivo do projeto.

Não existe uma regra, pois um logotipo pode ter apenas a tipografia (texto), pode ter tipografia + símbolo, Tipografia + mascote, etc.

Em todo caso, um logo eficaz deve ter um design que transmita a personalidade da sua marca, uma escolha de estilo consistente com a sua identidade, o nome da sua empresa e uma escolha de cor relevante de acordo com a paleta de cores da marca.
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Como um logotipo precisa ser?

Não existe uma regra para criar um logotipo, mas existem caminhos seguros a serem seguidos que fortalecem na criação assertiva. Confira abaixo:

 

1- O simples vale mais

Seguindo a lei de Darwin, onde não é o mais forte que sobrevive e sim o mais apto, podemos perceber que o mercado está em constantes mudanças.

Se pararmos para observar a evolução dos logotipos de grandes marcas, imediatamente percebemos o “corte” de ornamentos desnecessários, aquela linha de contorno sendo eliminada, a exclusão de uma sombra ou gradiente, etc.

Tudo possui um motivo, uma grande marca não iria simplesmente mudar um logo por mudar. A verdade é que toda empresa precisa acompanhar o mercado, e a tecnologia tem ajudado nesse ponto.

Hoje em dia, é primordial que uma empresa esteja ligada aos meios digitais, e quanto mais detalhes tiver um logotipo, maior é a dificuldade dele se adaptar as telas de celulares e outros dispositivos.

starbuks logotipo evolucao

 

 

2- Memorável

O que é simples, é muito mais fácil de ser memorizado, quer ver um exemplo?

Colocar informações demais em um logo acaba dificultando a sua memorização. Neste caso, vale a pena buscar por traços simplificados e com esquema de cores básicas. Um logotipo memorável é aquele em que é facilmente lembrado tanto nas formas, quanto nas cores e tipografia.

3- Atemporal

Nenhum empreendedor quer um logotipo que precise ser atualizado em curto espaço de tempo. Primeiro porque é um gasto desnecessário, segundo porque isso interfere em toda a comunicação da marca. Por isso é muito importante fugir do modismo, moda passa, o logotipo fica.

Um exemplo é o logotipo da marca de energia elétrica “Light”. Ele foi construído por um designer considerado o pai do design no Brasil: Aloísio Magalhães. O logotipo da Light é totalmente conceitual e foi criado no século passado e a sua forma foi mantida até hoje.

logotipo light aloisio magalhaes

 

 

4- Versátil

Todo logotipo precisa ser vetorizado! Isso significa que para construí-lo é preciso utilizar programas vetoriais como o “Corel Draw” e o “Illustrator” (não se cria logotipo pelo Photoshop).

diferença pixel vetor

Aplicabilidade e funcionalidade são os requisitos principais de um logotipo adequado. Em formato vetorizado, ele deve permitir ser redimensionado em qualquer tamanho. Além disso, deve ter a possibilidade de ser impresso em apenas uma cor, em tamanho pequeno ou gigante e em cores invertidas como branco em fundo preto, sem perder a legibilidade. Ou seja, o seu logotipo precisa  se adaptar a qualquer material, sem que ele seja alterado.

 

5- Condizente

É preciso que o logotipo esteja em harmonia com a filosofia da empresa, identidade visual, e principalmente: de acordo com o público da marca. A aparência do logotipo vai representar toda a estrutura do seu negócio, geralmente o logotipo é o primeiro contato que o cliente tem com a marca. Além de transmitir emoções, ele é responsável por gerar um interesse inicial.

logotipo clean

 

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O que envolve o processo de construção de um logotipo?

Essas etapas que são geralmente seguidas num projeto gráfico de logotipo:

Briefing

Pesquisas, mapeamentos e estudos

Desenvolvimento | Criação

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Conclusão

Agora que você já sabe a complexidade e o trabalho de como criar um logotipo, pode ficar a vontade para me chamar! Estou a sua disposição para desenvolver esse projeto com toda a dedicação do mundo!
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